Educação empreendedora antes do crédito é a nova meta para impulsionar o desempenho econômico, bem como reduzir a taxa de mortalidade das pequenas e microempresas brasileiras
Novembro de 2023 – A WorkLover, plataforma de educação empreendedora votada ao micro e pequeno empreendedor, foi a primeira empresa a doar 200 vagas para o Programa Qualifica SP – Empreenda, iniciativa inédita do Governo do Estado de São Paulo.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo abriu inscrições no programa Qualifica Empreenda SP com 875 vagas para cursos de capacitação de micro e pequenos empreendedores (formais e informais), além de linhas de microcrédito produtivo ; inscrições vão até 12 de novembro.
Para participar é preciso ter mais de 18 anos e o próprio negócio em execução há pelo menos três meses As oportunidades estão disponíveis nos formatos presencial e on-line.
Os cursos, cuja duração varia de 7h a 60h, de acordo com cada parceiro, serão fornecidos nos formatos online e presencial na cidade de São Paulo e presencial na região de Ribeirão Preto. Eles serão ofertados com, no mínimo, três mentorias obrigatórias e certificação garantida.
As inscrições já foram abertas, e vão até 12 de novembro, e podem ser realizadas por aqui:
**https://www.cursosviarapida.sp.gov.br/EmpreendaSP/cursos**
Os critérios e pré-requisitos para participar são:
- Ter acima de 18 anos de idade;
- Residir no Estado de SP;
- Possuir um negócio ativo (formal ou informal de produtos e/ou serviços) há no mínimo 3 meses;
- Realizar a inscrição pelo site: https://www.cursosprofissionalizantes.sp.gov.br/
- Preencher o formulário de inscrição;
No processo de mentoria os participantes construirão um plano de negócios e o planejamento financeiro para avaliar as necessidades do empreendimento. Isso permitirá que o empreendedor esteja bem preparado para requerer assistência financeira junto ao Banco do Povo.
A iniciativa pretende aproximar empreendedores paulistas e empresas de capacitação com o objetivo de aprimorar o modelo de negócio e aumentar o faturamento dos empreendedores.
Além da WorkLover participam do projeto empresas como Besouro, Aliança Empreendedora, Coursera Mulheres Empreendedoras, parceiros que também fizeram a doação das vagas.
Levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revela que, entre janeiro e maio deste ano, 65% dos empregos gerados vieram das pequenas empresas do Estado de São Paulo. Já as médias e grandes empresas foram responsáveis por apenas 23% das vagas neste mesmo período.
“Para impulsionar a economia um dos caminhos é criando empregos, se ajudo essas pequenas empresas, ajudo também a economia brasileira como um todo. O Qualifica Empreenda vai ajudar os empreendedores a utilizarem o crédito de maneira efetiva e eficaz para crescer, pois serão educados e monitorados desde antes da tomada de crédito até a sua utilização. Vamos literalmente pegar na mão de cada um deles, pois apenas dessa forma, segundo a nossa experiência, reduziremos a taxa de mortalidade das pequenas e microempresas no Estado de SP, conforme temos acompanhado em nossa metodologia onde temos o resultado menor que 7%. Vamos levar a educação empreendedora a outro patamar jamais visto no país.”, diz Paula Esteves, fundadora da WorkLover e idealizadora do Método P.
Para Jorge Lima, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo “queremos oferecer condições de crescimento ao empreendedor paulista, por isso, é fundamental viabilizarmos, tanto qualificação técnica quanto linhas de crédito de fácil acesso. Com empreendedorismo forte, movimentamos a economia e geramos mais emprego e renda”, afirma.
Os cursos, cuja duração varia de 7h a 60h, de acordo com cada parceiro, serão fornecidos nos formatos online e presencial na cidade de São Paulo e presencial na região de Ribeirão Preto. As inscrições podem ser realizadas pelo site:
https://www.cursosprofissionalizantes.sp.gov.br/ até o dia 12 de novembro.
Os critérios e pré-requisitos para participar são:
- Ter acima de 18 anos de idade;
- Residir no Estado de SP;
- Possuir um negócio ativo (formal ou informal de produtos e/ou serviços) há no mínimo 3 meses.
Fonte: https://www.cursosviarapida.sp.gov.br/EmpreendaSP/cursos