Antes de inaugurar o novo negócio, empreendedora teve três salões que precisaram ser vendidos por problemas de gestão. Curso apresenta 12 passos para identificar falhas.
Desde 2008, Bruna Guma já teve três salões de beleza em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No entanto, a empreendedora precisou vender todos por problemas de gestão. Em 2020, mudou-se para São Paulo, com um único objetivo: trabalhar e juntar dinheiro para abrir um novo espaço de beleza.
Um ano depois, o negócio foi inaugurado e Bruna se especializou em micropigmentação. Nathalia Branco entrou como sócia, mas os problemas de gestão novamente se repetiram. Para não cair mais uma vez no buraco das dívidas e perder o negócio, as empresárias resolveram se capacitar.
Elas encontraram o método criado pela Paula Esteves, que ajuda pequenos empreendedores a vencerem no mercado. No método, o empreendedor acessa uma plataforma educacional, com aulas interativas e exercícios.
O curso é 100% online, custa R$ 500 e apresenta 12 passos para identificar falhas de gestão nas empresas com propostas de melhorias. Todos os passos começam com a letra “P”, e um dos pontos principais trabalhados é o “P” de “processos”.
No negócio da Bruna, ela e Nathalia faziam um pouco de tudo e ninguém tinha função definida. Agora, a Bruna foca na prestação de serviço e a Nathalia no atendimento, para não perder mais cliente por falta de resposta.
No curso, elas também aprenderam a criar o retorno do cliente, com o objetivo de ter um bom faturamento.
“Como a gente atendia o nosso cliente? Ele vinha e só voltava depois de um ano e, nesse um ano, ele ficava solto. Um dos ‘P’s que a Paula trabalhou com a gente foi amarrar esse cliente para ele usufruir de outros serviços complementares ao principal oferecido”, explica Bruna.
No curso, elas também aprenderam a importância de se posicionarem melhor como especialistas. O faturamento da empresa da Bruna e da Nathalia aumentou em sete vezes depois das melhorias na gestão. Além delas, o método de Paula já ajudou mais de 2.500 empreendedores.
A falta de gestão, de entrosamento entre os sócios e problemas com o faturamento estão entre as causas de fechamentos de empresas. Uma pesquisa do Sebrae feita com pouco mais de 700 microempresas – a categoria do negócio da Bruna e da Natália – mostra que esse índice é de 22% em todo país, nos primeiros cinco anos.
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